Artigos

Uma escola humana e ativista

Posted at 18 de setembro de 2017 » By : » Categories : Artigos » 0 Comment

Uma escola onde os alunos têm grande liberdade, as portas ficam abertas como numa casa de família. O período de aulas é de dez horas, em regime integral. Cada aula de aproximadamente uma hora, seguida de intervalo. Os professores participando das recreações e sendo estimados. Toda sexta-feira, numa assembleia geral, passa-se em revista os acontecimentos da semana.

Algumas aulas são, na verdade, atividades práticas, como natação, educação física, jardinagem e outras. No final do dia, sempre uma aula livre, de escolha dos alunos. Aulas de geografia, com caminhadas junto à natureza. As plantas são estudadas onde nascem, na natureza. As festividades são sempre realizadas em conjunto com os pais e a comunidade do entorno escolar. A música está sempre presente, seja na sala de aula, nos intervalos, nos passeios. Castigos e recompensas não existem. E a disciplina é uma conquista da afeição mútua, do dever sincero que todos entendem e praticam.

Os alunos aprendem com suas próprias descobertas. Os professores são orientadores e tutores do ensino. Os alunos se ajudam no aprendizado.

Onde fica essa escola?

Estamos descrevendo, de forma resumida, o Instituto de Yverdon, na Suíça, que funcionou de 1805 a 1825, fundado e dirigido pelo educador Johan Heinrich Pestalozzi. Essa escola foi considerada exemplo para toda a Europa, recebendo os mais excelentes elogios de educadores, pais e comissões de governo.

É de Pestalozzi a origem do conceito de escola ativa.

Bem que nossas escolas atuais podiam ser como foi o Instituto de Iverdon. Não são, mas temos várias escolas brasileiras seguindo esses passos, como a Escola Âncora (Cotia/SP), a Emef Amorim Lima (São Paulo/SP), o Centro Educacional Conhecer (Leopldina/MG), entre outras.

O Instituto Brasileiro de Educação Moral – IBEM oferece às escolas o projeto Escola do Sentimento, por uma nova escola, uma nova educação, uma nova sociedade. Conheça nosso trabalho em www.ibemeduca.com.br.

Marcus De Mario

About ibem

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.