Escola


Apresentação

Buscando atender aos desafios sociais da atualidade, e numa visão perspectiva de futuro para uma sociedade mais igualitária, ao mesmo tempo procurando atender os anseios de uma escola renovada, inovadora e criativa, dinamizando o currículo escolar, formando professores e mobilizando a juventude para uma educação integral, o IBEM oferece o Projeto Escola do Sentimento.

O projeto é resultado do diálogo entre duas abordagens pedagógicas: a Pedagogia da Sensibilidade, e o Programa Vivendo Sempre em Paz, ambos desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Educação Moral. Além disso, a Escola do Sentimento busca convergência com as Metas estabelecidas pela UNESCO, que pretende assegurar educação de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, para todos.

Concebido no quadro de uma nova abordagem pedagógica, o Projeto Escola do Sentimento utiliza múltiplos referenciais teóricos tecidos a partir da convergência de várias propostas. No cerne da fundamentação da prática pedagógica estão aqueles que, no final do século XIX e no decurso do século XX, apontaram caminhos para a educação como: Pestalozzi, Anísio Teixeira, Celéstin Freinet, Darcy Ribeiro, Lauro de Oliveira Lima, Milton Santos, José Pacheco e Paulo Freire. Para além do marco de natureza científico-pedagógico, adota-se um marco legal com base na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei de Diretrizes e Bases e nos Parâmetros Curriculares Nacionais/Base Curricular Nacional Comum.

O processo de aprendizagem visa promover uma transformação vivencial que alie a teoria à prática, envolvendo a realidade escolar e o contexto da sua comunidade. O conhecimento teórico proposto nada mais é do que a base para o começo de uma transformação necessária do modelo educacional vigente nas escolas.

Finalidade
Oferecer aos que acreditam em um novo modelo educacional o apoio para implementação de uma nova abordagem pedagógica, reconfigurando as práticas para um homem e um mundo melhores.

A Escola do Sentimento é uma proposta educacional que objetiva desenvolver a educação moral – cognitiva e emocional – no ambiente escolar. Fundamentada no Método Pestalozziano e na Pedagogia da Sensibilidade, a metodologia promove, por meio da educação integral das potencialidades dos educandos, com a melhoria do processo ensino-aprendizagem, redução da agressividade, sensibilização dos relacionamentos interpessoais e integração da família no processo escolar.

Professores, gestores, pedagogos, funcionários, alunos, pais e responsáveis, são beneficiados na sua qualidade de vida e bem estar.

Objetivos Específicos
1 – Atualizar os educadores sobre experiências de escolas transformadoras que deram certo;
2 – Mostrar aos educadores a Escola do Sentimento, instrumentalizando-os para nova visão sobre a educação e novos procedimentos pedagógicos, levando sempre em conta a realidade atual da escola, dos educandos, das famílias e da comunidade;
3 – Desenvolver cursos de atualização dos educadores para que, em suas unidades de ensino, passem a implementar a Escola do Sentimento;
4 – Apresentar e vivenciar novas formas de aprendizagem, que propiciem a realização pessoal, profissional e social dos educadores;
5 – Exercitar a prática de trabalho por projeto, orientado por equipes de educadores;
6 – Conceber novas construções sociais de aprendizagem, que integrem as dimensões escolar, familiar e social, e contemplem as necessidades sociais contemporâneas, a participação ativa contribuindo para a coesão social e para um desenvolvimento local sustentável.

Vantagens
 Trabalho por projetos.
 Salas de aula como espaços de aprendizagem coletiva.
 Professores como facilitadores/tutores do processo ensino-aprendizagem.
 Melhoria do relacionamento entre educadores e educandos.
 Humanização do ensino.
 Postura de empreendedorismo, iniciativa e criatividade.

Fazendo a Escola do Sentimento
Capacitação Presencial – de professores e gestores ministrada por profissionais do IBEM especializados na aplicação da metodologia da Escoa do Sentimento.

Acompanhamento Presencial – encontros periódicos no ambiente escolar, oportunizando a troca de experiências com professores, discussões dinâmicas em sala de aula, acompanhamento do desenvolvimento do Projeto Escola do Sentimento.

Formação Continuada – ambiente de aprendizagem virtual (EAD) para professores, oportunizando expansão do conhecimento e suporte para aprimoramento pedagógico.

Encontro com a Família – encontros presenciais de conscientização e instrumentalização sobre a importância da atuação dos pais e responsáveis no desenvolvimento integral dos seus filhos, e a interação com a escola e a comunidade.

Workshop do Sentimento – capacitação presencial dos professores e gestores para seu desenvolvimento emocional.

Avaliação de Resultados – acompanhamento periódico do processo escolar, com aplicação de dinâmicas com professores, gestores, funcionários, alunos, pais e responsáveis.

Cultura da Paz – implementação do Programa Vivendo Sempre em Paz.

Solicite o Projeto Escola do Sentimento, gratuitamente, através do e-mail informa@ibemeduca.com.br