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SOBRE O IBEM


O Instituto Brasileiro de Educação Moral – IBEM é uma organização educacional não governamental sem fins lucrativos, voltada para a qualificação/capacitação de educadores, apoio pedagógico ao trabalho social e educativo e implementação do projeto socioafetivo Escola do Sentimento.

História

Em 1996, o escritor e pesquisador em educação Marcus De Mario, criou o Projeto Educação Moral para Formação do Homem com o objetivo de trabalhar valores éticos da sociedade e desenvolver as boas práticas junto às pessoas. Elaborou a Pedagogia da Sensibilidade com a finalidade de implementar a educação dos sentimentos, consequência direta do desenvolver da ética em sociedade. Através do pensamento do educador suíço Pestalozzi (séculos 18/19), estabeleceu a Escola do Sentimento, onde o ensino é desenvolvido com amor. O princípio do projeto é a visão integral do educando, a inter e multidisciplinaridade e a formação do caráter. Atendendo interesses do projeto, organizou em 1999, com o educador Ronaldo Gomes e uma equipe de trabalho formada por educadores, o Instituto Brasileiro de Educação Moral – IBEM.

Filosofia

Reconhecer nos valores humanos, sentimentos e integridade das pessoas o verdadeiro caminho da formação total do ser, no processo construtivo do indivíduo e da coletividade.

Objetivo

Trabalhar o desenvolver da ética e a formação do caráter, implementando programas e ações na área educacional. Formar educadores para este novo modelo de educação através do desenvolver socioafetivo dos educandos, implementando uma escola que trabalhe os valores humanos a partir do amor, conforme desenvolvido pelo educador Pestalozzi, no século XVIII e assim estabelecendo a Escola do Sentimento.

Clientela

Os projetos contemplam dirigentes, técnicos (educadores e professores), auxiliares de escolas, entidades governamentais e não-governamentais de atenção à criança, ao adolescente, à família e à comunidade.

Serviços

Qualificação/capacitação de educadores através de cursos livres através da educação a distância ou presencialmente; assessoria pedagógica; produção de publicações educativas; promoção e organização de eventos (seminários e encontros); desenvolver de estudos e pesquisas.

Métodos

Através da participação, criatividade e objetividade, as aulas dos cursos livres são desenvolvidas com dinâmicas educativas e participativas. Os coordenadores dos cursos livres e/ou seminários, utilizam sempre a exposição dialogada, com o objetivo de acalorar a curiosidade dentro da área da ciência da educação. Os participantes são estimulados a pensar sobre situações-desafio e a trocar experiências durante as atividades. Vários recursos são utilizados, como multimídia, jogos, discussão em grupos e outros.

Comunidade

O IBEM caracteriza-se como uma comunidade de educadores (professores, pedagogos e outros profissionais), funcionando como uma rede de solidariedade pela educação inovadora.