Quem Somos

O Instituto Brasileiro de Educação Moral – IBEM é uma organização educacional não governamental sem fins lucrativos, que não remunera seus diretores, voltada para a capacitação de educadores, apoio pedagógico ao trabalho social e educativo e implantação da Escola do Sentimento.

Um pouco da nossa história
Em 1996, o escritor e pesquisador em educação Marcus De Mario criou o Projeto Educação Moral para Formação do Homem com o objetivo de trabalhar a educação moral, em seguida desenvolveu a Pedagogia da Sensibilidade com a finalidade de implantar a educação dos sentimentos e, através do pensamento do educador suíço Pestalozzi (séculos 18/19), estabeleceu a Escola do Sentimento, onde o ensino é feito com amor. O princípio do projeto é a visão integral do educando, a inter e multidisciplinaridade e a formação do caráter. Para atender o interesse pelo projeto organizou em 1999, com o educador Ronaldo Gomes, e uma equipe de trabalho formada de educadores, o Instituto Brasileiro de Educação Moral – IBEM.

Nossa filosofia
Reconhecer nos valores humanos, sentimentos e integridade das pessoas o verdadeiro caminho da formação total do ser, no processo construtivo do indivíduo e da coletividade.

Nosso objetivo
Trabalhar a educação moral e a formação do caráter, implementando programas e ações na área educacional. Formar educadores para o trabalho da educação moral através do desenvolvimento dos sentimentos dos educandos, e implantar uma escola que trabalhe os valores humanos a partir do amor, assim estabelecendo a Escola do Sentimento.

A quem nos dirigimos
Nosso trabalho destina-se ao pessoal dirigente, técnico (educadores e professores) e auxiliar de escolas, entidades governamentais e não-governamentais de atenção à criança, ao adolescente, à família e à comunidade.

O que fazemos
Capacitação de educadores através de cursos. Assessoria pedagógica. Produção de publicações educativas. Promoção e organização de eventos (seminários e encontros). Estudos e pesquisas.

Nosso método
Participação, criatividade, objetividade. As aulas dos cursos são desenvolvidas com dinâmicas educativas e participação. O(s) coordenador(es) do(s) curso(s) e/ou seminário(s) utiliza sempre a exposição dialogada. Os participantes são estimulados a pensar sobre situações-desafio e a trocar experiências. Vários recursos são utilizados, como multimídia, jogos, discussão em grupos, etc.

Comunidade
O IBEM se caracteriza por ser uma comunidade virtual de educadores (professores, pedagogos e outros profissionais). Não temos sede física, irradiando da cidade do Rio de Janeiro para o Brasil e o Mundo.

Dados Cadastrais
CNPJ n° 03.322.662/0001-76
Inscrição Municipal n° 02.638.630
Inscrição Estadual: isento
Telefone (21) 3439-0665
Internet: www.ibemeduca.com.br
E-mail: ibemeducarj@gmail.com

Diretores
Marcus Alberto De Mario – Diretor Geral
Marilia Alice Barbosa – Vice Diretor
Ronaldo Gomes da Silva – Diretor Pedagógico
Ednomor Ferreira – Diretor Administrativo
Nilze Maria Portela – Diretor Financeiro

Conselho Fiscal
Marco Aurélio
Maria Angélica
Kátia Azevedo